
Abastado negociante e pessoa de cultura aprimorada desta cidade, em 1879, sentindo aproximar-se-lhe a última hora, houve por bem deixar um grande prédio para nele a Câmara Municipal de Vassouras instituir um asilo para meninas pobres. Somente, porém, bem mais tarde, em 1895, foi possível tornar-se realidade o sonho acalentado pelo Dr. Caetano Furquim de Almeida. A duração foi, todavia, muito curta. Fatores de ordem superior fizeram com que o "Asilo Furquim" tivesse suas portas fechadas.
O vazio do Casarão clamava e esse clamor, em forma de apelo, chega ao Rio de Janeiro, através de uma sobrinha do ilustre doador - Lúcia Lamarfer, que se apresenta à Congregação dos Santos Anjos e lá encontra eco e acolhimento. Assim, a 02 de julho de 1906, chegam as primeiras Irmãs da Congregação dos Santos Anjos, inaugurando a Escola aos 16 do mesmo mês e ano.
Em 1966, o Prefeito Municipal de Vassouras - Dr. José Carlos Vaz de Miranda - entregou à Congregação dos Santos Anjos a Escritura do Palacete Furquim, conservado na sua imponente construção colonial e agora ampliado pelas Irmãs dos Santos Anjos, com novas alas, varandas, auditório, parques, quadras de esportes e ampla Capela, inaugurada no cinqüentenário da fundação do Colégio - 1956.
Tornou-se necessária uma restauração do Palacete Furquim, danificado pelos cupins. Sua reinauguração ocorreu aos 25 de julho de 1998, que marca nova data na história do velho casarão.
No decorrer desses anos, as Religiosas dos Santos Anjos anunciaram o Evangelho, vivendo o seu carisma: NOSSA VOCAÇÃO É A DOS ANJOS: PRESENÇA DE DEUS NO SERVIÇO À VIDA POR AMOR.
Fatinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário